Oncologia

Área de estudos extremamente necessária uma vez que o câncer já é, hoje, a segunda causa de morte em nosso país e há alta escassez de profissionais capacitados para lidar com as especificidades deste paciente, demandando atenção em todas as áreas de atuação do técnico de Enfermagem, desde o pronto atendimento até as unidades de quimioterapia ou radioterapia. Essa especialização permitirá ao técnico de Enfermagem atuar em todos os níveis de atenção aos pacientes com câncer, identificando seus fatores determinantes e desenvolvendo competências para a prática em saúde.

OBJETIVO GERAL:

Formar especialistas Técnicos de Nível Médio (aperfeiçoamento e atualização) para a prática profissional na área oncológica, atendendo todos os níveis de atenção, da básica à alta complexidade, nas redes pública e privada com foco na segurança do paciente.

O câncer é um problema de saúde pública e as ações para o seu controle no Brasil exigem ações articuladas com a participação direta e indireta do Governo Federal, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, das universidades, dos serviços de saúde, dos centros de pesquisa, das organizações não governamentais e da sociedade de forma geral (INCA, 2008).

O técnico de Enfermagem realiza procedimentos e rotinas de grande importância nestes setores, atendendo às necessidades dos profissionais envolvidos, assim como dos pacientes e seus familiares, garantindo mais eficiência e melhores resultados no tratamento proposto.

O técnico de Enfermagem também desempenha papel importante nas ações educativas e orientação da população. A formação de profissionais e o acesso aos serviços de saúde de qualidade são fatores importantes que levam a maiores taxas de cura, ao mesmo tempo em que reduzem os altos custos econômicos e sociais da doença. (INCA, 2012)

O curso Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia foi elaborado com a finalidade de oferecer aos técnicos de Enfermagem a oportunidade para conhecer e aprimorar seus conhecimentos na área de Oncologia.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Especializar técnicos de Enfermagem para o efetivo desempenho das ações pertinentes ao perfil profissional de especialista em enfermagem oncológica, com competência técnica para participar junto à equipe de saúde da atenção em câncer em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos;
  • Proporcionar aos discentes o domínio de bases conceituais, científicas e tecnológicas que fundamentam as ações do técnico em enfermagem especialista na atenção oncológica;
  • Promover qualidade da assistência de Enfermagem na organização das unidades, preparo de materiais e equipamentos necessários à realização do atendimento ao paciente oncológico;
  • Reconhecer e participar no cumprimento das normas preconizadas pelas instituições para controle de infecção hospitalar e riscos ocupacionais. Registrar e informar dados de interesse para a Comissão de Infecção Hospitalar;
  • Prestar atendimento humanizado de acordo com as bases legais e éticas da profissão de técnico de enfermagem, respeitando os princípios da qualidade e da segurança do paciente nas unidades de atendimento oncológico.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

DURAÇÃO:

  • O curso Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia tem carga horária de 360 horas sendo 260 horas teórico-práticas mais 100 horas de residência. A duração aproximada do curso é de 11 meses com aulas presenciais duas vezes por semana no turno da noite ou aos sábados.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

PRÉ-REQUISITOS:

Ter concluído a habilitação profissional de nível técnico em Enfermagem

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

TURNOS:

Noite: 19h as 22h40

Sábados: 8h as 18h

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA:

  • Carteira de Identidade ou documento que a substitua legalmente;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de conclusão do curso Técnico de Enfermagem;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Uma fotografia 3×4 recente.
  • Obs.: Alunos e ex-alunos da Enferminas estão isentos da apresentação da documentação.

Deixe seus dados que entraremos em contato!




 Portal do aluno
 Portal do professor

Av. Afonso Pena, 941 - 3º Andar Centro - Belo Horizonte - MG

(31) 3201-6558

+55 (31) 98820-6000

[email protected]